Pesquisar por aqui

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Linhaça Dourada e seus benefícios

A linhaça é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho, mas seus benefícios foram além das roupas e a linhaça acabou virando a queridinhas das prateleiras das lojas de produtos naturais pelos benefícios que proporciona, e os benefícios não são poucos, veja:




Linhaça – Propriedades

A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide, mas é importante saber que apenas a linhaça dourada possui grandes doses desses nutrientes, tornando-se a mais indicada ao consumo
Imagem da Linhaça dourada

A linhaça é uma fonte vegetal rica em ácido graxo omega 3 que tem efeitos benéficos a nossa saúde por diminuir os riscos de doenças cardiovasculares como o infarto e a trombose.
A semente de Linhaça dourada é originária de regiões frias como Canadá e EUA e já está sendo difundida na América do Sul. Produzida da maneira orgânica, ou seja, sem adição de agrotóxicos, esta semente possui alto teor vitaminico e seus benefícios nutricionais são indiscutíveis.
A semente de linhaça também é rica em lignina, um fitoestrógeno que pode proteger contra a osteoporose e o câncer de mama. Os fitoestrógenos são substâncias de origem vegetal que tem ação semelhante, mas com muito menos intensidade, aos estrógenos (hormônios femininos ).



A ingestão de 45 g de semente de linhaça (3 colheres de sopa) por dia pode diminuir os sintomas da menopausa, como fogachos.
A semente de linhaça também é rica em fibras e para ajudar no funcionamento do intestino deve-se ingerir 15 g de semente de linhaça triturada (1 colher de sopa) por dia, juntamente com líquidos.

Vale lembrar que as pessoas que procuram reduzir de peso não devem exagerar, pois a semente de linhaça é bastante oleosa e calórica. No Brasil, a variedade mais comum é a semente de linhaça marrom, mais barata que a dourada, encontrada na Europa. Ainda é possível encontrar o óleo de linhaça. Cada colher de sopa de semente de linhaça dourada (15 g) contém 70 kcal, 3,5 g de ácido graxos ômega 3 e 2,4 g de fibras.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça emagrece?

Se você quer saber se a linhaça emagrece, a resposta é sim, linhaça emagrece.
Por ser rica em fibras, a linhaça sacia a fome e estimula o intestino, ajudando a emagrecer e de quebra atua na regularização do intestino.







               7 Benefícios da Linhaça Dourada
  1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
  2. O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
  3. A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
  4. A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
  5. A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
  6. Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante;
  7. A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão;

Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los
A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaços deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaça triturada também é ótimo acompanhamento aos cereais matinais.
A farinha de linhaça, muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, é a semente da linhaça moída até virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas.
O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

Linhaça e suas propriedades terapêuticas

Em matéria publicada na revista Boa Forma, os benefícios da linhaça são destacados, entre eles suas propriedades funcionais e auxílio na perda de peso. O texto atribui este benefício à redução do apetite e regulação da função intestinal promovidos pela linhaça.
A linhaça é considerada um alimento funcional e reconhecida como uma das maiores fontes de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, possuindo ainda vários nutrientes como as fibras e os compostos fenólicos, conhecidos por exercerem atividade antioxidante. A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos. É uma semente com várias aplicações, podendo ser usada como matéria-prima para produção de óleo e farelo. As sementes também são utilizadas no preparo de pães, bolos e biscoitos ou ainda misturada com alimentos.
Principais componentes da linhaça:
- É uma excelente fonte de fibras. Possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis.
- Rica em ácidos graxos essenciais, com elevado teor de lipídios (32 a 38%), sendo que destes 50 a 55% são do ácido graxo insaturado gama-linolênico (18:3n-3), pertencente à família ômega 3. Contém ainda ácido linoléico (da família ômega 6) e ácidos graxos monoinsaturados e saturados.
- Contém lignanas com importante ação fitoestrogênica (semelhante ao estrógeno) e antioxidante. Vale lembrar que esse composto é removido durante o processamento para a fabricação do óleo.

A linhaça é um alimento que apresenta então diversos nutrientes e compostos bioativos, fibras solúveis e vitamina E, correlacionados com a melhoria da qualidade de vida.
Os atuais conhecimentos sobre as propriedades antiinflamatórias, anti-trombogênicas e imunomoduladoras dos ácidos graxos ômega-3 datam preponderantemente da década de 1970, quando a dieta dos Esquimós da Groenlândia e de outras regiões no extremo norte do planeta começou a ser cientificamente estudada. Atualmente, a globalização e o efeito-estufa alcançou as zonas polares e até estes povos, hoje intitulados de Inuit, já padecem de síndrome metabólica e de coronariopatias. Entretanto seus índices ainda são baixos, e os ácidos graxos poliinsaturados de origem marinha continuam desempenhando um papel claramente protetor.
O ômega-3 vegetal, principalmente proveniente da linhaça dourada, que é sua fonte mais abundante, é acessível e econômico. Não possui gosto e odor tão penetrantes como o óleo de peixe, que muitos indivíduos rejeitam, impondo-se complexos procedimentos industriais para a desodorização e mascaramento do sabor.
As características da semente de linhaça dourada como alimento a posicionam melhor neste respeito que os agentes farmacológicos, sob todos os prismas incluindo custo, disponibilidade e tolerância. Contam-se já com estudos de suplementação de 12 semanas com 60 g de óleo de linhaça/ 36 g de ALA (equivalentes a 216 g de farinha de linhaça dourada por dia), com perfeita tolerância e sem efeitos adversos.
A dica então é de acrescentar na alimentação diária a linhaça, usufruindo de seus efeitos benéficos, permitindo um melhor funcionamento do organismo e uma vida mais saudável.


** Texto elaborado pela nutricionista Mayara Zagonel de Souza, aluna bolsista do curso de pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa)

2 comentários:

  1. Muito esclarecedora a matéria!
    Tenho usado a linhaça diariamente e os efeitos em relação a TPM são totalmente verdadeiros!

    ResponderExcluir